Walmart

Oportunidade, comunidade e sustentabilidade são os pilares da estratégia de Responsabilidade Corporativa do Walmart Brasil

A estratégia global de Responsabilidade Corporativa do Walmart está baseada em três pilares: Oportunidade, que busca ampliar o acesso e a inclusão econômica, Comunidade, fortalecendo as relações locais, e Sustentabilidade, com ações focadas na sua cadeia de valor.

Do eixo Oportunidade, fazem parte iniciativas de diversidade e inclusão lideradas pela área de Capital Humano, com foco nas questões de gênero, raça, pessoas com deficiência e jovens aprendizes, e também a Escola Social do Varejo (ESV). Desenvolvida pelo Instituto Walmart em sua plataforma Criar Oportunidades para a Juventude, a ESV realiza a formação de jovens para o mundo do trabalho com foco no segmento do varejo, considerando ativos e competências do negócio.

No segundo pilar estão as ações desenvolvidas para promover a aproximação com as comunidades vizinhas às lojas, escritórios e centros de distribuição. Na plataforma Viver Melhor Comunidade, o Instituto Walmart trabalha em estreita colaboração com essa rede, a fim de fortalecer organizações sociais do território onde a empresa atua. Investindo em capacitações, promovendo doações e realizando articulações, esta plataforma tem como destaques o programa Boas Ações, que reúne campanhas realizadas nas lojas, escritórios e centros de distribuição em parceria com entidades assistenciais, e as ações de Voluntariado Corporativo, como o Dia na Comunidade.

No campo da Sustentabilidade, que tem um caráter transversal sobre todas as demais iniciativas socioambientais, o Walmart acredita que pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta atuando em todos os elos da cadeia de valor do negócio, desde a extração de matérias-primas, passando pela fabricação dos produtos até seu descarte pelo consumidor final.

Para isso, atua em três frentes: Clima e energia, buscando reduzir o consumo por meio de equipamentos mais eficientes e uso de fontes renováveis; Gestão de resíduos, investindo em estratégias de segregação, reaproveitamento de material e reciclagem; e Produtos mais sustentáveis, ampliando cada vez mais a oferta de itens com menor impacto socioambiental e de origem mais sustentável, passando por compras responsáveis, considerando todo o ciclo de vida dos produtos junto à cadeia de fornecedores.

A execução dessa estratégia no Walmart Brasil é liderada pela Diretoria de Sustentabilidade e Comunicação, e pelo Instituto Walmart. Luiz Herrisson, diretor da área que reúne tais atribuições, acredita que desenvolver o negócio de forma responsável é reduzir seus impactos e proporcionar benefícios às comunidades locais, oferecendo aos clientes produtos de qualidade.

Para ele, um bom exemplo desse modo de atuar pode ser observado no Clube dos Produtores, programa que proporciona a pequenos e médios produtores rurais o acesso ao grande varejo. “Contribuímos para o fortalecimento da agricultura familiar no país, oferecendo inclusive apoio técnico, o que gera enormes benefícios às comunidades rurais, ao mesmo tempo em que levamos a nossos clientes itens de ótima qualidade a preços justos, reduzindo a interferência de intermediários”, explica.



B01 728x90


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/portaldosshoppings/www/wp-includes/functions.php on line 4609

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/portaldosshoppings/www/wp-includes/functions.php on line 4609