Frete grátis tem o maior peso na decisão de compras online

Internautas também consideram preço e prazo na hora de escolher um produto.

Sete em cada dez compradores online evitam pagar pela entrega do produto. De acordo com levantamento da E-bit, consultoria especializada em e-commerce, 45% dos consumidores sempre escolhem o frete grátis ou a opção mais barata e outros 27% compram o suficiente para atingir o valor mínimo exigido para que a entrega não seja cobrada. Na mesma pesquisa, 58% das pessoas disseram que comprariam mais pela internet se a taxa de entrega fosse mais barata.

“É uma questão importante na tomada de decisão. O consumidor valoriza sempre o frete grátis”, diz o diretor executivo da E-bit, Pedro Guasti. Como o envio da mercadoria tem um custo para a empresa, ele diz que esse valor pode ser encarado como um investimento em marketing ou incorporado ao preço do produto. Outras formas são oferecer frete grátis só para algumas categorias ou estabelecer um valor mínimo para a entrega sem custo para o consumidor.

Ele acrescenta que algumas empresas oferecem diversas opções de frete com gratuidade para as formas mais demoradas de envio. É o caso da Names2Glue, empresa de São Paulo que produz etiquetas para marcar roupas e material escolar e tags para identificar mochilas e lancheiras, além de outros produtos personalizados destinados a crianças. Quem escolher o envio por carta registrada não paga pelo frete, independentemente do valor do pedido. Se o consumidor quiser receber por e-Sedex (modalidade criada pelos Correios especialmente para o e-commerce) ou por Sedex, o frete é cobrado para pedidos até R$ 150. Acima desse valor, a entrega é sempre cortesia da empresa.

“O frete gratuito chama muito a atenção”, diz uma das sócias da empresa, Beatriz Russo. Ela afirma que o tipo de produto que vende facilita a oferta da entrega gratuita. “São etiquetas de papel, muito leves. Por isso, o custo do envio por carta registrada é baixo. Se a gente trabalhasse com sapatos, não seria possível assumir esse custo”, diz.

A empresária considera que, mais do que não pagar pelo frete, o mais importante para o comprador é receber o pedido dentro do prazo marcado. “É o primordial para a satisfação” avalia.

Motivos. Além do frete grátis, os internautas consideram outros fatores na hora de escolher onde farão suas compras: confiança no estabelecimento, preço e prazo de entrega aparecem praticamente empatados com a entrega gratuita como fatores decisivos para a tomada de decisão. Praticidade e comodidade, além da facilidade de fazer pesquisa de preços entre os estabelecimentos também são citados como importantes.
Crescimento

Expectativa. Em 2014 as vendas do comércio online devem crescer 20%. O faturamento estimado para o setor é de R$ 38 bilhões, de acordo com a E-bit.

 

ANA PAULA PEDROSA

Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/economia/frete-gr%C3%A1tis-tem-o-maior-peso-na-decis%C3%A3o-de-compras-online-1.793769


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